Resumo (7ª Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 16/05/2022 - 19:00
Encerramento: 16/05/2022 - 19:57



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: JEAN COSTALONGA / CIDADANIA
Vice-Presidente: RICARDO BARROS / PP
1º Secretário: JÚNIOR ALVES / PODE



Lista de Presença na Sessão
ELIZEU RIBEIRO / PSB
JAIR SANDRINI / PSB
JEAN COSTALONGA / CIDADANIA
JÚNIOR ALVES / PODE
PAULO ZANELATO / UNIÃO
PENHA BETTIM / UNIÃO
PRETO QUEIROZ / PP
PROFESSOR TININHA / CIDADANIA
RICARDO BARROS / PP
TADEU / PV
TIÃO SOPRANI / CIDADANIA






Expedientes
Correspondências Recebidas:

O Presidente da Câmara Municipal de Jaguaré iniciou cumprimentando a Mesa Diretora, vereadores presentes, assessores desta Casa de Leis, funcionários desta Casa de Leis, as pessoas que estão aqui presente e as pessoas que nos acompanham pelas redes sociais. Esta Sessão seguirá com uma Sessão Extraordinária, para ser votado o Projeto de Lei Executivo nº 012/2021 que se encontra tramitando nesta Casa de Leis. Pediu ao secretário que fizesse a chamada dos vereadores.Tendo coro legal, o Presidente solicitou a Leitura da Ata da Sessão Extraordinária, realizada no dia 02/05/2022. O Vereador RICARDO BARROS pediu verbalmente a dispensa de Leitura da Ata. O Presidente abriu votação ao pedido de Dispensa da Leitura da Ata. Pedido aprovado por unanimidade dos vereadores. Dando sequência, pediu ao Secretario para fazer a Leitura do Expediente. Após a leitura da Matérias do Expediente, o Presidente Jean Costalonga suspendeu a Sessão para análise da Emenda Aditiva ao Projeto de Lei Executivo nº 012/2021.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Veto nº 1 de 2022
Autor: MARCOS ANTONIO GUERRA WANDERMUREM - PREFEITO
Número de Protocolo: 88
PARECER JURÍDICO ACERCA DO VETO PARCIAL DAS EMENDAS AO PROJETO DE LEI EXECUTIVO Nº 007/2022.
Matéria lida
2 - Veto nº 2 de 2022
Autor: MARCOS ANTONIO GUERRA WANDERMUREM - PREFEITO
Número de Protocolo: 89
PARECER JURÍDICO ACERCA DA LEGALIDADE DO PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 020/2021.
Matéria lida
3 - Veto nº 3 de 2022
Autor: MARCOS ANTONIO GUERRA WANDERMUREM - PREFEITO
Número de Protocolo: 90
PERECER JURÍDICO ACERCA DA LEGALIDADE DO PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 004/2022
Matéria lida
4 - Emenda Aditiva nº 3 de 2022
Autores: JEAN COSTALONGA, MESA DIRETORA
Número de Protocolo: 91
ALTERA O ARTIGO 3º DO PROJETO DE LEI Nº 12/2021.
Matéria lida



Lista de Presença na Ordem do Dia
ELIZEU RIBEIRO / PSB
JAIR SANDRINI / PSB
JEAN COSTALONGA / CIDADANIA
JÚNIOR ALVES / PODE
PAULO ZANELATO / UNIÃO
PENHA BETTIM / UNIÃO
PRETO QUEIROZ / PP
PROFESSOR TININHA / CIDADANIA
RICARDO BARROS / PP
TADEU / PV
TIÃO SOPRANI / CIDADANIA



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Emenda Aditiva nº 3 de 2022
Autores: JEAN COSTALONGA, MESA DIRETORA
Número de Protocolo: 91
ALTERA O ARTIGO 3º DO PROJETO DE LEI Nº 12/2021.
Aprovado

Obs.: EM DISCUSSÃO: JEAN COSTALONGA coloca que a Emenda Aditiva faz adição de dois parágrafos ao Projeto de Lei Executivo nº 012/2021, o referido Projeto encontrava-se em tramitação na Câmara desde ano passado, porque estipula a reformulação da coleta de lixo e a cobrança deste serviço no município. Em 2021 foi votado o Projeto de Lei Executivo nº 024/2021 onde permite que uma Agência Reguladora. Com aprovação destes dois Projetos o Município pode iniciar os Estudos do Novo Marco Regulatório, assim onde irá regularizar a coleta e a cobrança da coleta de lixo. EM VOTAÇÃO: Aprovada por Unanimidade dos votos em sua Única Votação.
2 - Projeto Executivo Municipal nº 12 de 2021
Autor: MARCOS ANTONIO GUERRA WANDERMUREM - PREFEITO
Número de Protocolo: 161
DISPÕE A COBRANÇA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (SMRSU) NO MUNICÍPIO.
Aprovado

Obs.: EM DISCUSSÃO: JEAN COSTALONGA explica que este Projeto é a regulamentação da coleta do lixo. Lembra que é de nível Federal e que todos os municípios estão passando por esta reformulação, tendo como proposta da contratação de uma agência reguladora para realizar do estudo ou o próprio município desenvolver este estudo referente à forma que o lixo será coletado e cobrado da população. Ressalta que o município já tem uma taxa de cobrança que vem na conta de água dos munícipes, porém precisa fazer uma nova Lei para adequar nesta nova reformulação. Finaliza sua fala informando o Projeto ficou parado na Comissão neste período, devido às várias dúvidas que surgiu, foram realizadas várias reuniões e conversas com os envolvidos. EM VOTAÇÃO: Aprovada por Unanimidade dos votos em sua Primeira Votação.
3 - Indicação nº 29 de 2022
Autor: PRETO QUEIROZ
Número de Protocolo: 92
I- PROVIDENCIAR A PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS DA COMUNIDADE DE ÁGUA LIMPA DO DISTRITO DE BARRA SECA, EM ESPECIAL AS RUAS ONDE FICAM LOCALIZADO O POSTO DE SAÚDE E A COOPERATIVA. II- PROVIDENCIAR A COLETA DE LIXO DA COMUNIDADE DE ÁGUA LIMPA DO DISTRITO DE BARRA SECA.
Aprovado

Obs.: EM DISCUSSÃO: Não houve discussão. EM VOTAÇÃO: Aprovada por Unanimidade dos votos em sua Única Votação.
4 - Indicação nº 30 de 2022
Autor: ELIZEU RIBEIRO
Número de Protocolo: 93
IMPLANTAÇÃO DA CASA DE APOIO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA E ESCUTA ESPECIALIZADA.
Aprovado

Obs.: EM DISCUSSÃO: Não houve discussão. EM VOTAÇÃO: Aprovada por Unanimidade dos votos em sua Única Votação.
5 - Requerimento nº 13 de 2022
Autor: MESA DIRETORA
Número de Protocolo: 94
REQUER QUE ENCAMINHE À ESSA CASA LEGISLATIVA INFORMAÇÕES RELACIONADAS A LICITAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA E COLETA DE LIXO, QUAIS SEJAM: I- INFORMAÇÕES SOBRE A LICITAÇÃO EM ANDAMENTO DE LIMPEZA PÚBLICA (ATUAL ANDAMENTO, COM CÓPIA DAS IMPUGNAÇÕES E DECISÕES DE SUSPENSÃO, SE HOUVER) II- CONTRATO ATUAL E SEUS ADITIVOS (VIGENTE).
Aprovado

Obs.: EM DISCUSSÃO: JEAN COSTALONGA este Requerimento é pedindo ao Prefeito para que envie a Câmara o andamento da licitação da Limpeza Pública municipal (coleta de lixo, recolhimento dos entulhos de modo geral a limpeza pública), sabe-se que existe um aditivo com a empresa desde 2021, mas devido as grandes reclamações e o serviço que esta sendo prestado não é de qualidade, onde é notório a quantidade de lixo e entulhos nas ruas do Município. No dia 25 de maio o aditivo feito com a empresa se encerra, mas houve uma impugnação da licitação que deveria ter acontecido no dia 05 e como o trabalho desta Casa de Leis é fiscalizar, solicitam esclarecimentos dos procedimentos que o Poder Executivo irá tomar uma vez que o prazo do aditivo com a empresa está chegando ao fim e a referida empresa não está prestando o serviço adequado para o bom andamento e funcionamento do município. RICARDO BARROS cumprimenta a todos e destaca que a participação no Requerimento, é porque está reclamação é de todos, principalmente da população, o grande intuito é pedir mais transparência na licitação e no serviço prestado ao município. EM VOTAÇÃO: Aprovada por Unanimidade dos votos em sua Única Votação.



Oradores da Ordem do Dia
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - JÚNIOR ALVES
2 - JEAN COSTALONGA



Ocorrências da Sessão

EXPLICAÇÕES PESSOAIS: JÚNIOR ALVES cumprimenta a Mesa Diretora, os vereadores e a todos os presentes, inicia sua fala sobre o Veto que veio do Poder Executivo, o Projeto em questão vetado, isentava os empreendedores do município do pagamento da renovação do alvará de funcionamento. Lembra que o Veto chegou ao mesmo dia da Sessão, afirma que irá sentar e discutir com o Jurídico do Poder Legislativo e ver quais são os meios cabíveis a partir deste momento e qual o entendimento do Jurídico e assim dar um resposta à sociedade. Aproveita a oportunidade para agradecer ao Secretário de Obras Municipal Elieser Biancardi, pela celeridade ao termo de referência do Projeto da Licitação da Praça no Riviera, a primeira tomada de preço acontecerá no dia 23 de maio, na oportunidade agradece a construção dos redutores de velocidade na Avenida Conilon em nome da população do Bairro. Finaliza informando que foi procurado por alguns estudantes do município, relatando a falta de segurança quando chegam da Faculdade (sendo que é um horário após as 22h30min) onde solicitaram que oficiassem a 18º Companhia Independente da Policia Militar de Jaguaré-ES para aumentar o policiamento neste período, agradece em nome do Capitão por ter atendido ao pedido realizado. JEAN COSTALONGA faz uma pequena e rápida observação, onde o Professor Tininha também fez este pedido, relata que as escolas existem as serventes que desenvolvem suas funções para ajudar no andamento dos trabalhos educacionais, onde são chamadas ASGs. A categoria está conversando e procurando o município desde o ano passado para descobrirem como podem receber uma ação perdida contra a Empresa Limp Serv, com isso, algumas pessoas circularam a seguinte fala: que o Prefeito e os Vereadores votaram para empresa pagar somente R$ 7.000,00, onde na verdade o valor é de R$ 20.000,00. Deixa claro a todos de forma Pública, que nenhum Vereador desta Casa de Leis votou em algum Projeto ou algo referente a este assunto, afirma que o Poder Legislativo não tem esta prorrogativa. Informa que a última decisão foi dada pela Dra Ana Maria Mendes do Nascimento-Juíza do Trabalho. Finaliza sua fala afirmando que esta questão não tem nada a haver com a Câmara de Vereadores do Município e com a Prefeitura Municipal, o que foi determinado pela Juíza através de despacho, que a empresa Limp Serv pague o que é direito dos funcionários. ENCERRAMENTO DA SESSÃO: Sem mais nada a tratar o Presidente agradeceu a todos os presentes e as pessoas que nos acompanhou pelas plataformas digitais, deu-se por encerrada esta Sessão Ordinária e convidou a todos para uma Sessão Extraordinária. REGISTRO DA SESSÃO: Em tempo registra-se que as falas desta ATA encontram-se em Mídia e nas nossas Plataformas Digitais utilizadas por esta Casa de Leis.